Descrição dos banhos... 


 

Na base da montanha da banda do Nascente brotam de uma Penha na extensão de 100 pés, 9 Origens de Águas Termais, que diferem na sua temperatura e quantidade, recebidas em 10 tanques, protegidos por pequenas casas numeradas do Sul para o Norte, que servem para o uso dos banhos, os quais passamos a descrever pela mesma Ordem numérica.

 

N.º 1 ALMAS

N.º 2 SANTO ANTÓNIO

N.º 3 BICA

N.º 4 FÍGADO

N.º 5 DUAS BICAS

N.º 6 LOURENÇO BORGES

N.º 7 FIGUEIRA

N.º 8

N.º 9 CONTRA FORTE

N.º 10 FORTE

 

Esta descrição foi feita por José dos Santos Dias, médico das Termas entre 1811 até 1817, nas suas memórias colocadas em livro no ano de 1825.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, exerceu a sua profissão no partido da Câmara Municipal de Montalegre desde 1810 até 1846. No dia a9 de Setembro desse ano faleceu.

Como médico do partido das Caldas fez as temporadas de 1811 a 1817.

Considerado um profissional ilustrado e sabedor, a quem o Gerês fica a dever estudos relevantes de atualização e de propostas, abriu uma nova janela científica ao analisar e medir a temperatura das nascentes das águas das Termas.

Muitos dos melhoramentos feitos posteriormente tiveram em atenção as indicações dadas por este médico.

A linguagem foi adaptada, o mais possível, ao português moderno embora o original possa ser lido, muito facilmente, através do livro editado pela Câmara Municipal de Terras do Bouro, à venda entre outros locais, no posto de turismo, junto ao edifício da Câmara.