PR9 Trilho da Geira.


Ir descansado...

Folheto [PDF]


 

O Trilho da Geira, um percurso pedestre de pequena rota (PR), de âmbito histórico e paisagístico, apresenta uma extensão de 9,5 km, com um tempo de duração de 4 horas, sendo o grau de dificuldade médio.

Este percurso alonga-se pelos caminhos agrícolas das freguesias de Chorense e da Balança, que encerram em si vestígios históricos de elevado interesse turístico e cultural. Esse interesse advém, sobretudo, da existência de marcas da atividade romana, a Geira e as Milhas: XV, no sítio de Cantos ou Bico da Geira, XVI no lugar do Penedo dos Teixugos, XVII junto à ribeira de Cabaninhas, XVIII Mutatio Saliniana, na Chãos de Vilar. O conjunto de miliários reunidos nas referidas milhas patenteiam epigrafia a homenagear os imperadores da época.

O interesse da mesma região pode, obviamente, estender-se ao ambiente arquitetónico das aldeias típicas em granito, onde subsiste um ambiente rural bastante acolhedor, e ao ambiente físico e natural que é facilmente percetível em muitos dos locais do trilho.

Extensão: 9,5  Km

Duração: 4 Horas

Dificuldade: Médio

Localização: Chorense e Balança

Partida/chegada: S. Sebastião da Geira – Chorense

Acessos: EN-205, EN-307, EN-535, 536 e 1265

CMTB