PR3 Trilho dos Currais.


Ir descansado...

Folheto [PDF]


 

Inserido na temática “tradições comunitárias”, percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês.

 

Percorre-se ao longo de três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, constituindo um percurso de pequena rota (PR) cuja distância a percorrer é de 10 km, sendo o grau de dificuldade médio a elevado.

 

Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira.

 

Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de maio a setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais.

 

Os vezeiros - proprietários do gado - acompanham durante dias ou semanas o gado, consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais.

 

A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes.

 

Extensão: 10  Km

 

Duração: 4 Horas

 

Dificuldade: Médio a Elevado

 

Localização: Serra do Gerês – PNPG

 

Partida/chegada: Parque de Campismo do Vidoeiro – Gerês

 

Acessos: EN-308-1

 

 CMTB