PR4 Trilho do Rio.


Ir descansado...

Folheto [PDF]


 

O Trilho do Rio é um percurso de Pequena Rota (PR). Tem 21,8 quilómetros de extensão, forma circular, nível médio/alto, com início e fim na aldeia de Fiães do Rio que fica localizada a 900 metros de altitude.

Este percurso passa por diversos pontos de interesse, entre os quais caminhos antigos dos pastores e de ligação de aldeias, com passagem pelos núcleos rurais de Paredes, Covelães, Travassos, Sezelhe, Frades, São Pedro e Vilaça.

O percurso permite-nos também entrar em contacto com a cultura local e a vivência quotidiana existente nas aldeias. Permite-nos, ainda, atravessar paisagens verdejantes, extensos bosques e paisagens de campos cultivados em volta do rio Cávado.

Dentro das aldeias, o piso é, em geral, calcetado, mas ao longo do percurso de ligação entre aldeias o piso é de terra batida, e na sua maioria, por caminhos antigos de pastoreio. Muitos troços dos caminhos são murados, o que embeleza o percurso.

O percurso pedestre situa-se parcialmente dentro dos limites do Parque Nacional da Peneda Gerês e permite uma aproximação direta ao território do Parque, conjugando a necessidade de proteção com o usufruto dos valores culturais e naturais.

CMM